Diana Coelho____________ nasceu em__1987PT

performance . artes visuais . transdisciplinaridade

 

Nascida a 1987, denomina o conceito de Performance como um acto de dar forma; fazer cumprir, e é neste campo de assume a direcção de projectos transdisciplinares com utilização do próprio corpo como ferramenta para a objetivação conceptual. 

Trabalhou até à data com diferentes nomes das artes performativas e foi distinguida em 2012 com o prémio de melhor actriz, em Guimarães Capital da Cultura. 

O percurso artístico tem vindo a revelar um crescente interesse pela obra que se materializa além da presença física do performer, conivente com uma ideia de distanciamento ubíquo.  

 

NUVENS . 2017


nuvens___________

a way to immateriality

__dianacoelho.com/nuvens/

 

Vivemos num tempo em que a produção de conteúdos é feita a grande velocidade e a paisagem urbana e tecnológica é incontornavelmente ocupada pelos mesmos.

Trazemos de percurso uma história, cultural e artística, em que a arte já rasgou diversos paradigmas e se experimentou em inúmeras formas.

White Project nasce da sensação tudo já ter sido feito e sobejamente apresentado anteriormente e, de que mais do que a criação de novas matérias, se sente uma necessidade de limpeza, criação de espaço e primazia do branco sobre branco.

Propõem-se com esta PERFORMANCE uma presença colectiva sem identidade, que desenvolve um trabalho duracional instalado escultoricamente no espaço-galeria, através de sequências coreográficas.

 

necessidades

·         Lençol branco 7x7m2

·         7/10 pessoas interessadas em integrar a performance - performers, bailarinos ou atores interessados trabalho físico em duração – por open-call.

·         2/3 dias de trabalho com toda a equipa

 

processo de execução

·         Instalação de cada um dos vídeos ("crop") por um ecrã da instalação global (em loop). 

crop 1# https://vimeo.com/204464715 

crop 2# https://vimeo.com/204467141

crop 3# https://vimeo.com/206101411

crop 4# https://vimeo.com/206104253

crop 5# https://vimeo.com/206114300 

             password termodinâmica

nota

A qualidade dos vídeos está mais baixa do que a a ser apresentada. 

Poderá ser vista uma sequência do trabalho em https://vimeo.com/206116674 (password termodinâmica). 

 

honorários

·         Viagem ida e volta (partida Lisboa)

·         Alojamento e alimentação

·         FI diário

·         Alimentação e Fi p/ performers envolvidos

 

Uma peça sobre o caminho para a imaterialidade ou um ensaio sobre um palco anti- gravitacional. 

Espaço, matéria que não ocupe lugar.

 

Com foco no ramo da física que estuda as mudanças da temperatura, pressão e volume, em Nuvens disseca-se o conceito de termo-dinâmica - therme, calor. dynamis, potência.

Na essência, termodinâmica estuda o movimento da energia e como a energia cria movimento: Calor; energia em trânsito. Dinâmica; movimento.

Da pesquisa dá-se o encontro com a escritora e filosofa Simone Weil, que viveu no inicio do século XX e, que em “Gravidade e a Graça” refletiu sobre a alma humana analogamente aos processos físicos das forças naturais – como o gás, a alma humana tende a ocupar a totalidade do espaço que lhe é concedido.  

Nuvens, uma obsessão compulsiva da autora em olhar para o céu, que habita a possibilidade de transitar para um templo de imperturbabilidade. O lado favorável, ou a consequência para liquidez ensaiada por Baumann, aliada à Lentidão pensada por Kundera.

A way to immateriality.

the beginning www.dianacoelho.com 

2011[[frameshot.demo@cz

_________ video installation

 

https://vimeo.com/204464715

https://vimeo.com/204467141

password termodinâmica

 

Let's dance bicho! Caretas, respiração e afectos 

Violeta parque.jpg
imagem 1.jpg

 

Diana Coelho tem um percurso focado nas artes performativas, educação e vida, onde estas áreas se integram para desenvolvimento de relações humanas saudáveis e pessoas mais felizes. Experiências e momentos de impacto positivo em família, onde o teatro e o movimento são palavras-chave.

 

Na sessão aqui proposta, Diana far-se-á acompanhar pelo músico Miguel Nunes Antunes, para uma experiência mais profunda e completa na corporalização do movimento conjunto das famílias.